março 26, 2018

Você sabe quanto cobrar em um PUBLIPOST no Instagram??

Olá pessoas lindas e maravilhosas, tudo bem  com vocês? ? ? 

Gente hoje tenho uma dica de blogueira para vocês. Por uma acaso vocês sabem quanto cobrar por um publipost no Instagram?? Não ? Bem nesta postagem vou estar dando alguma dicas e mostrando como podemos fazer para cobrar.





Bem para começar vamos saber o que os especialistas afirmam:"boa taxa de engajamento é um pré-requisito para definir um bom influenciador. Cobrar um valor pelo número de seguidores já não seria tão vantajoso para o anunciante, levando em conta que uma conta com 10 mil seguidores no Instagram não atinge 10 mil pessoas, o valor por publipost será superior a taxa de engajamento que a publicação receberá".

O Instagram para negócios fornece 3 métricas relevantes que devem ser levadas em conta para calcular a taxa de engajamento e medir o poder de alcance de uma conta, são elas: impressões (quantas vezes a publicação foi vista); alcance (quantas contas viram a publicação); envolvimento (curtidas, comentários e retenção). Quando analisamos essas 3 métricas percebemos que o nosso número de seguidores tem pouca ou nenhuma influência sobre elas, portanto, o número de seguidores é o ponto de referência errado, tanto para calcular a taxa de interação, quanto para cobrar por um publipost no Instagram! 

Antes de haver mudanças de algoritmo, anúncios, bots para ganhar seguidores, curtidas e comentários, o número de seguidores era sim a métrica usada para cobrar por uma publicidade, afinal, não tínhamos outros dados para usar.

Eu, como blogueira, não quero decepcionar uma marca ou ser desleal com o trabalho prestado, embora esteja fora do nosso controle saber como uma nova publicação será distribuída no feed do instagram e a quantidade de engajamento que ela receberá. 

Como cobrar por post patrocinado no Instagram


➩ DESCUBRA O SEU CPM: O CPM (custo por mil) é o básico para começar. Mesmo tentando, não descobri com nenhum blogueiro brasileiro o valor base para começar, mas descobri que as gringas iniciam cobrando 5 dólares por mil pessoas alcançadas, o que daria cerca de R$16,00 convertido para a nossa moeda, dependendo da cotação.

Eu, Juliana, estabeleceria um CPM de R$15,00 no início. Lembre-se, esse valor  é para cada mil pessoas atingidas, se você atinge 5.000 pessoas por publicação, você cobrará R$75,00 por publi, e assim por diante. Aqui a métrica importante é o seu ALCANCE, que é o número de contas únicas que visualizam sua foto.

MAS AINDA HÁ OUTROS FATORES PARA CONSIDERAR...

Só o seu alcance não basta, o trabalho por trás da foto deve sempre ser considerado! Será uma foto rápida de fazer? Ou precisará de toda uma produção por trás? Você criará a legenda? O seu tempo conta para o custo final da publicação!

A foto será usada apenas por você ou o patrocinador também repostará? Seus direitos de autor permanecerão e você será citada? São outros pontos que não devem ser esquecidos! Eu já me meti em uma "parceria" furada, onde a empresa usou minhas fotos e não deu os créditos, mesmo eu não vendendo os direitos da imagem. Já teve casos também de blogueiras terem seus trabalhos usados em anúncios e os parceiros nem as mencionaram. Por isso, sempre estabeleça um contrato e aumente o valor se o seu direito de imagem não for preservado.

Como o alcance das publicações apenas nós podemos ver, você deve compartilhar o resultado da publicação com o anunciante, é o mais lógico. Eu compartilhava essas informações com os parceiros de sorteios quando eu usava conta comercial para que ficasse claro os resultados da parceria.

São valores para você ter uma ideia para saber como começar. Jamais esqueça que quem sabe o valor do seu trabalho é você mesmo, se achar que precisa aumentar ou diminuir, o faça.

Hoje eu prefiro fazer um publi no blog, e incluir uma publicação no Instagram como adicional,  os resultados na rede social são incertos e não gosto de me sentir frustrada em um trabalho prestado, ou que o anunciante ache que jogou dinheiro fora.

NÃO ESQUEÇA DE SINALIZAR!

Não lembro onde vi a matéria, desculpem-me, mas li que 90% dos influenciadores não fazem publicidade como deveria ser feito: sinalizando que se trata de um post pago. O Instagram agora melhorou esse trabalho, mas você também pode adicionar #ad ou #publi para sinalizar que você recebeu por aquela publicação!

FERRAMENTA PARA CALCULAR O PREÇO DE UM PUBLI


Existe uma ferramenta que te ajuda a descobrir o valor do seu publi, porém, não recomendo usá-la. Ela usa seu engajamento (baseado nas 12 últimas postagens) e o número de seguidores para calcular o valor. Se tiver curiosidade, acesse CLICANDO AQUI!

QUANDO POSSO COMEÇAR A COBRAR?


Quem nunca ficou na dúvida, né? Primeiro temos que avaliar o que o patrocinador busca: Quer apenas ganhar novos seguidores? Divulgar um lançamento? Vender um produto? 

Você mais do que ninguém sabe do que é capaz, dará o resultado esperado? 

Me dando como exemplo (novamente), eu sei que tenho influencia entre grande parte dos meus seguidores na compra de batons, vários já compartilharam comigo a compra ou conhecimento de determinada marca por causa de indicações minhas. Se o propósito de algum patrocinador for divulgar seus batons, eu sei que darei resultado à ele. Por outro lado, se aparecer um patrocinador querendo divulgar suas bijuterias, eu sei que o resultado será mínimo ou nenhum, e sou honesta com ele nesse ponto.


Bem pessoal espero que tenha ajudado, se gostaram deste post deixe ai seu comentário dizendo que mais gostariam de ver sobre a blogesfera, instagram, youtube. Um grande Beijo e até a próxima.

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