julho 04, 2018

[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman

Olá pessoas lindas tudo bem com vocês???? Espero que sim!!!

Hoje vamos ter mais uma resenha de um livro que li, vamos conferir!!!










"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."



Confesso que somente comprei este livro por que assisti o filme e gostei muito, e como sabemos bem todo livro tem muito mais informação que é mostrada nos filmes. Independente de gostarmos ou não da história, é fato que a obra nos faz refletir sobre o destino e suas imprevisibilidades, sobre como um milésimo de segundo é capaz de mudar completamente o rumo de nossas vidas e daqueles que mais amamos. Ao falar de tragédias, de planos para o futuro perdidos em um acidente de carro, e da vida como ela realmente é: frágil e passageira, a autora nos faz mergulhar em uma história envolvente, profunda e extremamente emocionante. A trama gira em torno de pouco mais de um dia, contudo é justamente por isso que ela é tão comovente, por mostrar como cada minuto de nossas vidas é único e valioso.


Em uma manhã de neve, dia em que todos são liberados de suas obrigações, Mia sai com sua família para um passeio de carro que, infelizmente, acaba em tragédia. O acidente é abrupto e ocorre logo nas primeiras páginas do livro, depois disso temos então uma Mia perdida, que não sabe onde está e que, aos poucos, entre relatos diários e memórias do passado, vai assimilando sua triste realidade ao mesmo tempo em que relembra os momentos mais especiais de sua vida: o nascimento de seu irmão mais novo, o início de sua paixão pelo violoncelo e pela música clássica, como Adam – seu namorado – entrou em sua vida e roubou seu coração, e os planos que ela tinha para o futuro. Desta maneira, somos abocanhados pelo presente e pelo passado dessa jovem que está à beira do precipício, que está perdida entre a linha que separa a vida da morte; e acompanhá-la nessa jornada – em sua luta para tomar a decisão mais importante da sua vida e escolher em qual lado ficar – é, no mínimo, angustiante.


De começo não consegui sentir a emoção implícita na narrativa, porém ao me lembrar do filme consegui puxar estas emoções. Os primeiros capítulos parecem nada mais que um pesadelo do qual Mia não acredita fazer parte, portanto é apenas quando ela se dá conta do quanto perdeu no acidente que eu finalmente compreendi a real emoção dessa história. Não vou dizer que o livro é puramente emocional; não, não se trata de um drama escrito para deixar o leitor em lágrimas, contudo quando Mia fala das perdas do acidente,você consegue sentir em um momento de profunda e verdadeira dor. Fora que o drama por trás da situação de Mia também é algo que comove, afinal o dilema da protagonista é abandonar a vida e a dor para sempre, ou aceitar o futuro e a dor que ele trará. A escolha pode parecer simples para alguns, mas ao lado dessa jovem percebemos o quão difícil essa decisão é, o quanto ela precisará ser forte para resolver se deve ir ou ficar.

Imagem retirada do Google



A trama é rápida e fácil de se ler, do tipo de história que fluí e que faz o leitor ansiar pelas páginas finais. Outro ponto importante é que, indo além da tragédia, a autora aborda também os conflitos diários de um jovem adulto, dando voz ás dúvidas da protagonista que, por exemplo, tem medo de não ser aceita na universidade dos sonhos, não tem certeza a respeito do local ao qual pertence, e teme estar se distanciando do grande amor da sua vida. Também me surpreendi com a força da personagem principal, com o amor familiar descrito nessas páginas, e com a bela mensagem deixada pela autora. Além disso, me apaixonei por Adam e por sua banda de rock, e adorei a maneira como ele e Mia, dois jovens tão diferentes, se completam de uma forma única. Meu único erro foi ter lido o primeiro capítulo da continuação dessa história, se Se eu ficar acabou com meu coração, Para onde ela foi, sem dúvida, me deixará aos prantos. Não sei se estou preparada para essa continuação, mas ainda assim, estou ansiando por ela.

Imagem retirada do Google


• Sobre a Série •

Se eu ficar é o primeiro volume de uma duologia composta pelos livros: Se eu viver e Para onde ela foi. O segundo livro será lançado ainda em outubro desse ano.


Espero que tenham gostado, não se esqueçam de comentar e seguir o blog. Um grande beijo e até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo